Oliver Marques

Bela Vista Osasco

Bela Vista se Desenvolveu Rapidamente Após Emancipação

Foi a partir da década de 30 que o bairro Bela Vista, que oficialmente tem área total de 98,90 alqueires, começou a receber seus primeiros moradores.

A iniciativa da comunidade de construir uma igreja na área doada por  Antônio Agu, motivou a compra de lotes no Jardim Bela Vista, Vila Nova Osasco, Vila Aliança, Jardim São Miguel, Jardim Ypê, Vila Sabará, Jardim Água Boa, Vila Floriano ou Jardim Aliança.

Inicialmente, estes loteamentos eram a opção de casa própria aos menos favorecidos. Os primeiros moradores do bairro eram, na sua grande maioria, trabalhadores que não tinham renda suficiente para comprar um terreno e levantar sua casa no centro do distrito de Osasco. Nestes primeiros tempos, para qualquer lado que o morador do novo bairro olhasse, só se avistava campos. Ao olhar para o morro do Jaraguá, via-se o centro de Osasco.

Foi só depois da emancipação da cidade, em 1962, que o bairro começou a encontrar a importância urbana da sua "bela vista". Por isso, o bairro hoje é o que possui maior quantidade de edifícios da cidade.

Sua localização oficial é estabelecida no Distrito Administrativo Sudeste, delimitado ao Norte com o bairro Vila Osasco, pela Avenida Santo Antônio; a Leste com os bairros Centro e Umuarama, pelo córrego Bussocaba; ao Sul com o bairro Jaguaribe, pela Rua Líbero Carnicelli; e, a Leste, com o bairro Cipava, pela Avenida Antônio C. Costa.

Suas principais avenidas são também eixo comercial importante para toda a cidade. É o caso das avenidas Santo Antônio, Analice Sakatauskas, Júlio Mesquita, Monte Ararati, Antônio C. Costa e Rua Líbero Carnicelli.

Antigamente, a Praça 8 de Maio era local de extração de barro para a cerâmica Hervy. Virou campo de futebol no entroncamento das avenidas Santo Antônio e César Abraão e um dos locais mais movimentados do antigo Buraco Quente. Porém, quando a prefeitura resolveu urbanizar o bairro, achou que seria apropriado transformar o campo de futebol de areia (que outrora serviu a times como o Bandeirante Futebol Clube) na praça esportiva que está em funcionamento desde 1986.